Hoje é só mais um dia, sabe?
Parecido com o que foi ontem.
Bastante semelhante com o que será amanhã. É só mais um dia.
De diferente, é só que hoje é um dia que tem um rótulo. E rótulos, como sabemos, não são legais. Rótulos dividem as pessoas entre as que são assim e os que são assado. Só que no fim nós somos iguais.

É que hoje é um dia que só parte das pessoas podem viver diferente. Sempre foi 12 de Junho e quatro vezes por mês é domingo, até o rotularem de Dia dos Namorados e, este ano, cair num domingo. É o dia que as pessoas-que-não-namoram praticamente não podem viver, pelas regras da sociedade. A programação da TV não colabora para entreter. Tudo é meticulosamente pensado para que só aqueles que namoram possam sentir um sabor especial do dia hoje. Você que não tem ninguém no momento, não. Você não pode.
Mas hoje é só mais um dia. Logo ele vai acabar. Assim como todos os outros.

Um dia criado para aquecer o comércio não consegue aquecer coração nenhum.
Um dia de alegria não tem o valor de uma vida de felicidade.

Você não precisa se preocupar, muito menos ficar ansioso para a sua vez chegar.

Alguns outros dias como esse vão chegar e, talvez, até o próximo, você nem esteja aqui neste mundo para viver, por isso é preciso lembrar: datas comemorativas só são diferentes no calendário, isto é, de absolutamente nada adianta ser a melhor das pessoas e viver o melhor dos momentos em uma data, sendo que todos os outros dias – ou grande parte deles – são de bosta. Mas o mundo cobra, né? É preciso chegar na loja e pedir: “embrulha para presente?”. É preciso. Se você não presentear, você não será uma boa pessoa. Se você então não tiver a quem presentear, certamente você é uma pessoa infeliz. É disso que a nossa sociedade é feita; de padrões que deixam a vida chata e regrada, um pouco menos real e sensível por dia e cada vez mais programada e fria.

Este não é um manifesto contra as datas comemorativas, este é um manifesto a favor de tornar todos os dias uma data comemorativa. De grande merda vale a pena gastar rios de dinheiro só para que poucos dias do ano sejam especiais para quem te faz se sentir especial todos os dias. Não parece lógico?

Presentes são trocados no dia 12, mas quais serão no dia 11? E no dia 13? O que é um presente? Ah, é um “presente caro pela data”? E o que é um presente barato? Casais se presenteiam com presentes baratos? Presente tem preço ou valor? Ou bastam as selfies para provar que o namoro x é incrível e que o namoro y é perfeito?

Hoje é só mais um dia, sabe?
Só mais um dia para se fazer mais uma dívida, se o seu caso for presentear. Só mais um dia para fazer tudo o que gosta para todos os outros casos. Um dia desenhado para a felicidade de poucos, mas que pode ser aproveitado por todos. Um dia. Hoje é só um dia. Nada de diferente dos outros. O sol vai nascer e se pôr. O macarrão pode cair na roupa. O dedo mindinho pode bater na quina. Um dia qualquer.

Mas o que então a gente pode fazer pelos outros dias? Muita coisa.
A gente pode fazer com que todos os dias tenham motivos para comemorar, pois comemorar é plantar um sorriso no rosto de alguém e colher no nosso; comemorar é demonstrar dos menores jeitos o quanto alguém é especial. Comemorar é mais do que presente, bem mais do que fortunas gastas, bem mais do que o celular da moda ou da caixa de chocolate, comemorar é agradecer e ser melhor por você e por quem você é.

Hoje é só um dia, sabe?
Dá para fazer as coisas que fez ontem. Dá para fazer as coisas que faria amanhã.

Quem tem um coração quente não precisa de um dia para destacar. Quem se aquece num abraço não precisa do calor de um presente. Quem gosta no presente, não se importa com presentes.
Feliz Domingo.
E bom dia amanhã.

por Márcio Rodrigues.
@marciorodriguees